Eric Toussaint denuncia: o FMI sabia que o memorando iria aumentar a dívida grega

cartoon-pig-computer_pig_logo-cartoon-pig

A Comissão de Auditoria tem na sua posse um documento que prova que o FMI sabia desde março de 2010 que com o memorando aplicado na Grécia a dívida grega aumentaria. O Presidente do Parlamento grego Zoe Konstantopoulou e coordenador científico da Comissão de Auditoria da dívida grega, Eric Toussaint, fizeram ontem referência ao conteúdo deste documento.

“Temos um documento interno do FMI de março de 2010, detalhando as medidas previstas para inclusão no memorando de 2010. É um plano muito detalhado e pré-definido que não foi comunicado nem aos parlamentos dos catorze países da União Europeia que emprestaram à Grécia nem ao Parlamento grego. Porque, como se sabe, houve uma violação da Constituição grega em maio de 2010, quando foi celebrado o acordo “, disse Toussaint. Durante o nosso trabalho, também conseguimos destacar que os meios utilizados para reestruturar a dívida grega em 2010 foram absolutamente prejudiciais, porque os direitos às pensões na Grécia e dos cidadãos gregos que detinham títulos do Estado foram sacrificados. Por exemplo, mais de 50% das compensações para alguns empregados da “Olympic Airways”, que tinham recebido títulos do governo após a sua demissão involuntária, não tiveram qualquer medida de compensação. No entanto, os grandes bancos privados que participaram nos cortes, receberam uma compensação de € 30000000000, que foram adicionados à dívida pública grega “, disse Toussaint.

Pela sua parte, o presidente do Parlamento, disse: “Nós procuramos a verdade sobre à dívida legítima e ilegítima e as respetivas obrigações.”

As conclusões preliminares da Comissão de Auditoria da dívida grega serão publicadas a junho 17 ou 18 de junho.

Anúncios

2 thoughts on “Eric Toussaint denuncia: o FMI sabia que o memorando iria aumentar a dívida grega

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s