Dragasakis e a reunião do Eurogrupo amanhã

 Numa entrevista no sábado passado, Yiannis Dragasakis mostrou-se favorável a uma solução com um acordo que garanta, não apenas que a Grécia receba a próxima tranche, mas mais alargado, que permita reconstrução da sociedade, da economia e do Estado. “São necessárias medidas radicais. Temos de insistir numa solução clara.”

Na sua reunião com o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, em Atenas disse que o governo falou de forma clara e pediu a implementação do acordo da reunião de 20 de Fevereiro do Eurogrupo, acrescentando que tiveram uma discussão política franca. À pergunta sobre quais os critérios para o sucesso de um acordo, Dragasakis respondeu que “os primeiros têm a ver com que excedentes primários teremos. Elevados excedentes significam austeridade e baixos significam dificuldades mas teremos crescimento”, fez notar, incluindo nos critérios para um acordo “alcançar uma dívida sustentável para a sociedade, não apenas em números”. Sobre os primeiros 100 dias de governo disse que terão sido um teste de stress para o povo e para o governo num momento de tensão. Também fez notar que o povo mostrou elevada tolerância, o que permite ao governo defender políticas que sirvam o país e a maioria das necessidades das pessoas.

Sobre o sistema fiscal, indicou que o governo pretende chegar a um “sistema justo e estável”. Acerca dos planos para os bancos, Dragasakis disse que o sistema criado pela troika e pelos governos anteriores protege os interesses que existem dentro dos bancos e não os bancos e lembrou que o povo suportou o fardo da recapitalização bancária, acrescentando que o governo não pactuará com uma situação que proteja a corrupção.”Iremos proceder às alterações necessárias, respeitando sempre os interesses os shareholders privados que investiram depois da crise e que mostraram confiança no país e nas propostas deste governo”, clarificou Dragasakis.

 

(Via ANAmpa)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s